Estudos arqueológicos em Marília

[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*

Entre os dias 16 e 20 de março os arqueólogos da A Lasca estarão no município de Marília para realizar estudos arqueológicos. Paralelamente, serão distribuídos folhetos explicativos em aparelhos culturais, tais como, museus, escolas, teatros, bibliotecas, etc., para informar à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos modificadores do meio ambiente.

Essas ações de esclarecimento e extroversão integram o projeto de Avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico na área de implantação do Loteamento Residencial Maracá III, empreendimento localizado no Distrito de Padre Nóbrega, em gleba da Fazenda Santa Terezinha.

OFICINA ARQUEOLOGIA
Peças arqueológicas encontradas na bacia do rio Paranapanema, expostas no Centro Regional de Arqueologia Ambiental Mario Neme, em Piraju (SP), que pertence ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. (Foto: PMETP)

No município de Marília não há qualquer registro de sítios arqueológicos identificados, embora o Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA), banco de dados mantido e atualizado pelo Iphan, demonstre a potencialidade da área com um expressivo número de sítios registrados nas bacias hidrográficas do curso do rio do Peixe e da porção média do rio Paranapanema, tais como:

Sítio arqueológico Caluê (Caiuá/SP)

Sítio lítico evidenciado por escavação de açude e retirada de sediemnto para pavimentação de acesso internos da fazenda.

Sítio arqueológico Andorinha (Panorama, SP)

Sítio lítico caracterizado por grande quantidade de material lítico lascado em perfil natural no barranco, na profundidade aproximada de 2 m.

Sítio arqueológico Regadas Garcia (Pompéia/SP)

Sítio cerâmico colinar de interior.

Fonte: Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos – CNSA/Iphan

marilia2
Edificações da antiga IRFM – Indústrias Reunidas Matarazzo, imóvel tombado pelo Condephaat. (Arquivo A Lasca Arqueologia)

 

A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:

Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:

Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial

ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.

 

ATUALIZAÇÃO:

A TV Cidade Marília entrevistou o Lucio Zarate, da nossa equipe de arqueologia, que falou sobre os estudos que a A LASCA está realizando em Marília e sobre a importância da pesquisa arqueológica nos processos de licenciamento de loteamentos residenciais. Confira no vídeo abaixo, a partir dos 29 minutos.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s