Estudos arqueológicos em Meridiano

[ATIVIDADE DE ESCLARECIMENTO]*

No dia 17 de maio educadores patrimoniais da A Lasca estarão no município de Meridiano (SP) para realizar atividades de esclarecimento à população local sobre a necessidade de estudos arqueológicos para o licenciamento ambiental de empreendimentos. Serão distribuídos folhetos explicativos em aparelhos culturais, tais como, museus, escolas, teatros, bibliotecas, etc.

Essas ações de esclarecimento e extroversão integram os projetos de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Área de Implantação da Usina Solar Fotovoltaica Meridiano 1, 2 e 3, na área dos empreendimentos que estão situados na Fazenda Nova Recreio, próxima à margem da Rodovia Euclides da Cunha (SP-320), em zona rural do município de Meridiano.

Por que são necessários esses estudos?

Sítios arqueológicos são bens da União e são protegidos por legislação federal, Lei n. 3.924/61, sendo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan o órgão responsável pela proteção desses sítios. A legislação objetiva a proteção desses bens e exige estudos prévios como forma de garantir a redução dos impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de atividades e empreendimento potencialmente modificadoras do meio ambiente.

Para que se possa ter sucesso na proteção dos bens culturais, sejam os arqueológicos ou quaisquer outros, é importante o entendimento de que todos nós somos responsáveis por cuidar desses bens para que as gerações futuras possam conhecê-los.

Esta ação busca estimular as percepções e envolver os moradores com seu patrimônio, desenvolvendo, ou ainda, exercitando noções de pertencimento, de identidade e alteridade. Estas atividades são forma de diálogo entre os pesquisadores e a comunidade, visando à valorização, ressignificação e proteção do patrimônio arqueológico e cultural da cidade.

Você sabia que na sua cidade há sítios arqueológicos?

No município de Meridiano, de acordo com o Termo de Referência Específico exarado pelo Iphan, já foram encontrados sítios arqueológicos. São eles:

Sítio arqueológico Meridiano – Sítio pré-colonial multicomponencial, ou seja, com a presença de artefatos líticos (feitos em rocha) e cerâmicos.

Sítio arqueológico Abelha – Sítio abrigo sob rocha – ocorrência de artefatos líticos, cerâmicos, pinturas rupestres (desenhos e inscrições feitas na rocha) e fogueiras.

Sítio arqueológico Bambu – Sítio pré-colonial multicomponencial.

Sítio arqueológico Lajeado – Sítio pré-colonial multicomponencial.

Sítio arqueológico Ararinha – Sítio pré-colonial (presença de artefatos cerâmicos).

 

A quem comunicar caso encontre vestígios arqueológicos na cidade:

Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo
Telefones: (11) 3826-0744 / 3826-0905 / 3826-0913
Para saber mais:

Centro Nacional de Arqueologia – Licenciamento Ambiental – Educação Patrimonial

ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE LOCAL EM ATENDIMENTO À INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 1/2015 E PORTARIA N. 137/2016 DO IPHAN.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s