“Arqueologia no Metrô” está na Jornada do Patrimônio 2017

jornada-2017-email-mkt

Durante a XII Semana do Patrimônio acontece também, no próximo fim de semana, a Jornada do Patrimônio 2017.

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Jornada do Patrimônio é um evento que busca sensibilizar a população paulistana para seu patrimônio. Também é um processo de construção em que seu órgão de proteção, o DPH, e a população trocam experiências para o alargamento desse campo do conhecimento.

A programação traz uma série de visitas monitoradas, roteiros históricos, shows musicais e outras apresentações artísticas, palestras com professores e pesquisadores de diversas áreas, além de oficinas.

Entre os roteiros selecionados neste ano, está uma visita monitorada à vitrine arqueológica que está em cartaz na Estação São Bento do Metrô de São Paulo. Realizada pelo Metrô como meio de ampliar suas ações de Educação Patrimonial e com curadoria da A Lasca Arqueologia, a exposição “Arqueologia: O Metrô Descobrindo o Passado” apresenta peças encontradas durante as escavações realizadas na Avenida Adolfo Pinheiro para a construção da Linha 5-Lilás do Metrô, no centro histórico de Santo Amaro. São registros significativos do patrimônio arqueológico ainda preservado do subsolo da cidade.

A exposição faz parte da primeira edição da Linha do Meio Ambiente, um roteiro especial da tradicional Linha da Cultura do Metrô.

A visita mostrará como a arqueologia pode revelar as diferentes formas de ocupação da cidade, com aspectos do modo de viver das pessoas, e como eram utilizados os lugares da cidade, além de falar mostrar um pouco dos resultados das pesquisas conduzidas para implantação de obras do Metrô ao longo dos últimos anos.

Serviço

Condutora: Angélica Moreira da Silva é historiada na A Lasca e faz pós-graduação em arqueologia. Tem 15 anos de experiência em atividades educativas voltadas à sensibilização para os bens culturais da cidade, em específico do patrimônio arqueológico.
Data: 20 de agosto (domingo)
Horário: 10h
Inscrições pelo e-mail angelica@alascaconsultoria.com.br, até 19 de agosto (sábado)

Saiba mais sobre o roteiro: Arqueologia no Metrô.

Conheça também a programação completa da Jornada do Patrimônio 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s