Vitrine arqueológica na Jornada do Patrimônio

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aconteceu no último fim de semana a Jornada do Patrimônio 2017, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para sensibilizar a população paulistana para seu patrimônio.

A A Lasca Arqueologia participou da programação com uma visita monitorada à exposição Arqueologia: o Metrô descobrindo o passado, conduzida pela educadora patrimonial Angélica Moreira. A atividade teve como ponto de encontro a entrada para a Estação São Bento pela Rua São Bento, seguindo até a plataforma de embarque da linha Azul sentido Jabaquara onde está a Vitrine Cultural com a referida exposição.

Para iniciar a conversa, foi apresentada a importância de estudos arqueológicos no licenciamento ambiental de empreendimentos e breve histórico da construção das leis neste sentido.

Na visita reforçou-se a relevância das pesquisas em Arqueologia Urbana, desmistificando a ideia de que cidades altamente industrializadas e urbanizadas como São Paulo já não possuem vestígios arqueológicos, dadas as sucessivas intervenções no solo.

A despeito disso, a exposição, que apresenta uma amostragem do material arqueológico resgatado no Sítio Santo Amaro I (identificado durante as escavações para as obras da Linha 5-Lilás do Metrô, no trecho da Avenida Adolfo Pinheiro), é um exemplo de como há uma diversidade de informações que podem ser conhecidas pelos cidadãos por meio dos estudos de arqueologia. Outros exemplos de sítios arqueológicos identificados nas obras do Metrô foram citados, além de outros pontos da cidade onde houve escavações e, consequente, a identificação de sítios, como é o caso de Pinheiros, durante as obras para Reconversão urbana do Largo da Batata.

A partir da visita à coleção exposta na vitrine cultural do Metrô, abordou-se a metodologia para a aferição cronológica do material, a contextualização e interpretação sobre a história da ocupação de Santo Amaro. Fruto de descarte nas lixeiras domésticas, os vestígios arqueológicos trazem informações sobre as atividades cotidianas das pessoas, seja por meio da tralha doméstica, vidros, cerâmicas e louças, das atividades comerciais, transporte de cargas e pessoas, religiosidade, entre outros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s