Exposição: O Metrô descobrindo o passado – Estação Alto da Boa Vista

Em nova parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô/SP, a A Lasca Arqueologia foi responsável pela curadoria da Vitrine Cultural “O Metrô descobrindo o passado – Estação Alto da Boa Vista”, que esteve em cartaz entre novembro de 2018 e janeiro de 2019.

Cartaz-pilar2018-ALTA-FINAL

A mostra apresentou alguns dos materiais encontrados durante as escavações realizadas na Avenida Santo Amaro entre as Ruas Irineu Marinho e da Fraternidade durante a construção da Estação Alto da Boa Vista da Linha 5 do Metrô. O local foi registrado como sítio arqueológico Alto da Boa Vista.

As pesquisas realizadas evidenciaram uma primeira fase representada por descartes provenientes de uma botica (antiga farmácia) e arruamentos de paralelepípedos, do período entre 1930 e 1950. Com o aterramento dessas vias, após 1950, a área recebeu casas populares destinadas a operários que trabalhavam nas indústrias que então se instalavam na região. No final da década de 1980, esses imóveis foram demolidos e deram lugar a uma área de lazer.

O sítio arqueológico Alto da Boa Vista, fornece, sobretudo, informações sobre o processo de urbanização de Santo Amaro, onde se mesclavam, ainda, aspectos rurais e o despontar de novos conceitos aplicados à cidade, frente ao crescimento populacional, a industrialização e o consequente reordenamento do espaço.

Cartaz-ARQUEOLOGIA - O METRÔ DESCOBRINDO O PASSADOCartaz-fundo-da-vitrine2018-ALTA-FINAL

vitrine montada 23-11-18

vitrine montada 2_23-11-18instalação dos painéis 8

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s